Os efeitos do aquecimento global do planeta demandam ações urgentes. Uma das medidas é a redução da emissão de gases do efeito estufa pela substituição de fontes fósseis de energia para fontes renováveis. A energia eólica offshore é uma das principais alternativas para essa finalidade. O Brasil possui um alto potencial eólico offshore, e o estado do Rio Grande do Norte, líder nacional em eólica onshore, é considerado como a “Disneylândia dos ventos” e possui um potencial eólico offshore superior a 55 GW em áreas de baixa profundidade e próximas a costa. Considerando o cenário promissor e a competitividade global do custo nivelado de hidrogênio surge a oportunidade para o Brasil exportar energia de fontes renováveis por meio do vetor energético “hidrogênio”, Power-to-X, aço verde e outros produtos “verdes”.
O objetivo do workshop é debater e explicitar diretrizes para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do setor eólico offshore e suas aplicações para produção de hidrogênio verde e produtos Power-to-X no Brasil e que contribuam para a sustentabilidade do planeta.
A COP “Conference of the Parties” é uma associação dos países membros signatários da convenção, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta. A reunião anual da COP se iniciou em 1995 na Alemanha, e o Brasil, candidato a sediar a COP30, tem a oportunidade de apresentar seu potencial fornecedor de energia limpa para países que possuem escassez. Uma das ações da COP é a discussão e disseminação de ações de sustentabilidade com uso de energias de fontes renováveis.
O evento contempla palestras, painéis e um minicurso nos temas:
Os palestrantes e painelistas do evento são provenientes de países da Europa, América, Ásia e o Brasil. Desenvolvido em colaboração com especialistas da Europa e Ásia, o evento é uma organização conjunta entre o grupo de pesquisa CREATION da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do estado do Rio Grande do Norte (SEDEC-RN).